Bons livros para leres na praia

Verão é sinónimo de roupa fresca, noites quentes e pele beijada pelo sol. Mesmo num verão diferente como o deste ano, a praia continua a ser um refúgio para nós, para libertar a mente, passar tempo com os amigos e sentir a brisa marítima. Ler na praia para mim é super relaxante. Perco-me durante horas na história e todos sabemos que o verão é época para livros interessante e viciantes! Portanto aqui vai uma lista de bons livros para leres na praia.

Esta lista contém bons livros de mais de um género literário. Temos desde literatura contemporânea, realismo mágico, histórica, etc. Portanto não se preocupem que aqui temos livros para todos os gostos!

Let the waves hit your feet
and the sand be your seat

Pequenas Grandes Mentiras de Liane Moriarty

Imagem Fnac

Seguramente muitos de vocês já ouviram falar deste livro nem que fosse pela associação com a série da HBO com o mesmo nome e que tem nomes como Reese Witherspoon, Nicole Kidman ou Laura Dern no elenco. No entanto – e como acontece quase sempre – o livro é melhor (apesar de a série ser bastante poderosa). É um livro sobre mulheres, mães de família e trabalhadoras e muito amigas que se vêem numa encruzilhada.

Pequenas Grandes Mentiras é uma obra muito bem escrita que aborda temas fortes como violação sexual, bullying ou violência doméstica. Estão a ver aqueles livros que têm pinta de leituras leves mas depois quando acabam, percebem que foram invadidos por um mar de emoções? Liane Moriarty aborda temas fortes de uma maneira chocante mas que faz com que não larguemos mais o livro. É viciante, acreditem!

A Casa dos Espíritos de Isabel Allende

Imagem Fnac

A escritora chilena dispensa apresentações? Allende é das mais bem sucedidas escritoras sul americanas e o seu livro de estreia mostra o porquê.

A Casa dos Espíritos conta a história de várias gerações de uma família. Rosa e Clara del Valle são irmãs e filhas de uma família abastada. Clara tem poderes especiais e é o centro de toda a história. Quando a tragédia abate a família, Clara não fala durante dez anos até se casar com Esteban Trueba, que tinha estado prometido à sua irmã Rosa.

Passada ao longo de vários anos, a narrativa passa por várias épocas da história do Chile (apesar de nunca mencionar o país), desde a época pós colonial até ao golpe de estado de Augusto Pinochet. O livro ainda nos apresenta várias figuras importante do Chile, como “O Poeta” – que é Pablo Neruda – e “O Presidente” que será Salvador Allende.

Na Sombra da Noite de J.R. Ward

Imagem Fnac

Isto é para vocês, fãs da saga Crepúsculo e d’ As Cinquentas Sombras de Grey! Eu comecei a ler este livro há alguns anos e recomendo a todas as pessoas que gostam de literatura fantástica e erótica.

Na Sombra da Noite é o primeiro livro da saga A Irmandade da Adaga Negra. Conta a história de um grupo de elite de vampiros que luta para proteger a raça de um inimigo criado pelo Omega (que é a representação do diabo). Este primeiro livro fala sobre o rei dos vampiros, mas que não quer subir ao trono pelos demónios do seu passado. No entanto, por uma casualidade do destino conhece Beth e as vidas dos dois mudam por completo.

Para os amantes do género acreditem que é impossível pousarem o livro. Vão passar uma tarde deitados na toalha colados ao inebriante estilo de escrita de J.R. Ward (isto até alguém vos dizer para irem dar um mergulho!).

Um Crime no Expresso do Oriente de Agatha Christie

Imagem Fnac

Agatha Christie é a grande pioneira dos romances policiais. Os seus livros são adaptados a séries e filmes.

Se nunca ouviram falar deste livro, não sabem o que andam a perder. A escritora deixa aqui das suas narrativas mais intrigantes e com os melhores plot twists. Este conta com um dos seus mais famosos personagens, o detetive belga Hercule Poirot durante de uma viagem de comboio no luxuoso Expresso do Oriente. A viagem é interrompida, por uma tempestade de neve e Poirot tem de resolver um homicídio. Um homem aparece morto com doze facadas.

Um Crime no Expresso do Oriente é um clássico policial que nos deixa mais do que intrigados para saber quem é o assassino. Agatha Christie pode ser uma escolha cliché mas os clichés funcionam por alguma razão.

Legend de Marie Lu

Imagem Fnac

Querem uma nova saga young adult? Já a encontraram. Legend é o primeiro livro de uma saga composta por quatro livros.

Legend passa-se num mundo distópico em que os Estados Unidos foram divididos em dois países, a República – governado por um estado totalitário – e as Colónias. Ambos encontram-se em guerra.

Os protagonistas são June e Day. June é um prodígio, uma adolescente extremamente inteligente e dotada, nascida numa das famílias mais ricas da República. Day é o criminoso mais procurado pela República. Os destinos de ambos cruzam-se quando June é encarregada de capturar Day.

Um dos pontos fortes deste livro são, sem dúvida, os personagens. Marie Lu criou dois protaginistas com personalidades fortes e determinadas e as suas histórias captivam-nos totalmente. Um must read para os fãs do género!

Outlander de Diana Gabaldon

Imagem Fnac

Este primeiro da saga de Diana Gabaldon é um pequeno tesouro para amantes de ficção científica, romance e romance histórico.

Outlander conta a história de uma enfermeira, Claire Randall que está numa segunda lua de mel com o marido na Escócia. Um dia, quando vai dar um passeio, toca numa pedra e é transportada para o século XVIII, em plenas revoluções jacobitas. É aí que ela conhece um antepassado do marido e Jamie Fraser, um escocês que a protege, ignorando as origens de Claire.

Eu conheci a saga como série mas rapidamente me deixei enveredar no mundo de Outlander livro. A maneira como constrói a história, como nos faz sentir a dor dos personagens e como nos guia pela Escócia do século XVIII tornam uma leitura obrigatória.

Gostaram das minhas sugestões? Escrevam nos comentários a vossa opinião e outros livros para ler na praia!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *